Dicas simples para criar scripts de ótimos produtos de vídeo

Quando você terminar a pesquisa para o seu produto de vídeo, é hora de iniciar o script. Não deixe a pesquisa se arrastar por muito tempo. Muitas pessoas caem na armadilha de pensar que precisam continuar coletando informações antes de começar a escrever um script. Esta é uma das formas mais mortais de procrastinação; sentimos que trabalhamos o tempo todo, mas quando o dia acaba não concluímos nada.

A única maneira de evitar essa armadilha é estabelecendo prazos. Estabeleça um prazo claro para sua pesquisa. É sempre bom não dar a si mesmo tempo suficiente para concluir o trabalho e, em seguida, começar a escrever o roteiro. Durante o processo de script, você fará novas conexões que mostram como enriquecer o script adicionando ou retirando-o. Invariavelmente, me vejo precisando fazer novas pesquisas no meio de um roteiro, à medida que novas ideias vêm à tona.

Quanto mais eu trabalho nisso, menos tempo inicial eu gasto pesquisando um projeto - eu sei que o processo de script irá desencadear novos insights que exigem novas pesquisas conforme as descobertas são feitas, então como posso saber o que pesquisar antes de conseguir está tudo no papel? Quanto mais ousado me torno como escritor e desenvolvedor de projetos, menos tempo gasto em pesquisa antes de escrever um primeiro rascunho do meu roteiro.

Pessoas com pouca experiência em negócios - e estou falando sobre qualquer negócio, não apenas produção de vídeo - acreditam no mito de que boas decisões são baseadas em fatos. Todos os empresários e empresários de sucesso sabem que boas decisões são baseadas em opiniões. Comece com um palpite baseado na experiência e intuição, depois aplique sua habilidade e habilidade para desenvolver esse conceito em um script. O melhor momento para pesquisar seus fatos é depois de terminar o primeiro rascunho de seu roteiro.

Dependendo do tipo de vídeo que você decidir criar, você pode escrever um storyboard junto com seu roteiro final. Um storyboard é uma representação visual, desenho a desenho, de como serão as cenas principais de seu vídeo. Um storyboard ajuda você a ver o vídeo inteiro em sua mente antes de gravá-lo e é uma das melhores maneiras de despertar sua criatividade. Desenhos animados e filmes de animação usam storyboards muito detalhados, é claro, e muitos diretores de live action também usam storyboards.

Se você planeja contratar os serviços de uma produtora para criar seu vídeo, trabalhe junto com ela durante o processo de planejamento. Se você está criando um vídeo explicativo ou motivacional em sua área de especialização, é a melhor pessoa para escrever o roteiro. Concentre-se em colocar suas ideias no papel e, em seguida, trabalhe com a produtora para chegar a um roteiro final.

Uma última dica: use o humor sempre que o roteiro permitir. O riso é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público e construir um vínculo de confiança.

Voltar para página de artigos